Retrato de devoto é destaque em revista de turismo religioso




Foto de devoto vestido do pescador que encontrou imagem de Nossa Senhora Aparecida é destaque em revista de turismo ─ Foto: Will Assunção/WA

A foto “Homem e fé”, de autoria do fotógrafo Will Assunção, ganhou destaque na edição de 2017 da revista da Unitur, publicação da agência de viagens dedicada a destinos religiosos de origem católica.

A fotografia retrata a figura do pescador que encontrou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1717, nas águas do rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

O fotógrafo Will Assunção, que já teve diversos trabalhos publicados, contou que o retrato foi feito durante a tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida, em 2016, no município de Jussiape, na Chapada Diamantina, na Bahia. A fotografia da imagem peregrina, segurada por um fiel em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, é um registro dos 300 anos da descoberta da Padroeira do Brasil.

A escolha da foto do fiel com a réplica da Padroeira nas mãos para ilustrar uma publicação sobre destinos religiosos foi tratada diretamente com o autor da fotografia, que diz ter ficado orgulhoso e imensamente satisfeito com o trabalho gráfico da equipe que produziu a revista. “Quando recebi a publicação, junto a uma carta de agradecimento, vi o quanto eles levam o trabalho do fotógrafo a sério e respeitam esse ofício que também é uma arte”, comentou Will Assunção.

Assunção descreve o instante em que fotografou o fiel em uma cena repleta de fé. Ao procurar um lugar entre os fiéis na procissão realizada na Praça Rodrigo Alves Teixeira, no centro de Jussiape, ele conseguiu captar a imagem com suas lentes. “O Sol já havia quase se dissipado, e o céu apresentava um azul límpido, então aproveitei o restante da luz e disparei”, declarou.

Eloísio da Costa Silva, de 43 anos, homem que representou o pescador, disse ter se sentido importante e revelou que o convite para representar o pescador o deixou emocionado. “Eu pensei em Nossa Senhora Aparecida e senti tanta emoção que não teve explicação, acredita? E depois eu vejo que o Brasil todo está vendo a minha foto”, disse.




A foto ‘Homem e fé’, de autoria de Will Assunção, ganhou destaque na edição de 2017 da revista da Unitur ─ Foto: Will Assunção

Aparição
Em 1717, três pescadores saíram para pescar em uma época escassa de peixes. Ao chegarem ao Porto Itaguaçu, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes, viu-se que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Após o encontro da imagem, a pesca de peixes foi farta, e os pescadores intuíram a presença e a ação de Deus naquele evento, que chamaram de milagre. Por ter aparecido dessa forma, o povo a nomeou de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, e logo foi proclamada Rainha, em 1904, e Padroeira do Brasil, em 1930.